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Health marketing

Definição Correta do Público Alvo

Conhecer o perfil do paciente que você deseja ter é o preceito fundamental do marketing médico e é a primeira coisa que se necessita ter bem definida, caso ainda não tenha estabelecido. É com fundamento nesse estudo que se possibilita desenvolver estratégias que estimulem esse público, antecipem suas necessidades e surpreenda-o ao satisfazê-lo sem que uma palavra tenha sido dita a respeito.

As chances da relação de troca são maiores quando o perfil público e o que ele efetivamente deseja e necessita está adequadamente conectado. A fidelização prescinde de estratégia de gestão na saúde e de estar bem alinhada às expectativas dos pacientes.

A análise e estabelecimento do público-alvo, com ferramentas tecnológicas do marketing médico, permite entender e filtrar de forma eficiente para quem é o serviço e o que vai ser ofertado para atender às expectativas dessas pessoas. 

Para a definição do seu perfil alvo, é realizada uma série de pesquisas envolvendo muitos fatores para a determinação das características em comum desta fração da sociedade que irá ser o foco principal do seu negócio.

Essas informações podem ser a respeito de comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social, dados demográficos, condição socioeconômica, preferências, dentre diversas outras possibilidades.

Um ponto relevante é que quanto maior o número de informações e mais completo e verdadeiro o perfil estabelecido, maior a chance da sua empresa manter um bom relacionamento com o seu futuro paciente.

Isso faz com que o seu público-alvo venha aquirir seus serviços e, consequentemente, traz maior receita para seu consultório.

Caso escolha por não definir seu público, você inevitavelmente será menos eficiente e simplesmente gastará mais recursos que o necessário.

Reflita: por qual motivo você iria oferecer um carro novo para um menino de 15 anos, ou uma mochila dos Vingadores para um executivo? Sem ter um público-alvo estabelecido, este tipo de coisa pode acontecer.

Tenha em mente: um discurso genérico não irá chamar a atenção de ninguém. E é a capacidade da sua empresa de dialogar com seus diferentes públicos que irá garantir a identificação deles com a sua marca.

A importância de escolher corretamente seu público-alvo

Antigamente, possuir um público-alvo era algo simples. Bastava dizer que seu produto ou serviço era feito para pessoas de 18 a 60 anos. Se pensarmos em um carro, por exemplo, essa definição até então funcionava de forma adequada.

Porém, não é surpresa para ninguém que ,atualmente, apenas isso não é o suficiente. O perfil do consumidor é cada vez mais específico, com muito mais nichos e necessidades especiais em cada um deles.

Quer um exemplo?

Vamos continuar pensando em carros, ok? Imagine dois homens, com cerca de 50 anos, ambos nascidos na mesma cidade, que cresceram ouvindo Rock ‘n’ roll dos anos 80 e têm um bom cargo como executivos em uma grande empresa.

Podemos dizer que certamente têm o mesmo perfil, por conseguinte, iriam comprar o mesmo veículo, correto?

No entanto e se eu te dissesse que um deles é casado, com 3 filhos menores e o outro é solteiro, bom apreciador da vida noturna e não possui filhos? A coisa certamente iria mudar de figura.

O primeiro muito provável que seria do grupo que desejaria um carro maior, com kit multimídia e DVD para divertir as crianças e porta-malas espaçoso. O segundo preferiria um modelo mais esportivo, com motor mais potente e um alto-falante de qualidade.

Percebemos assim que, além de ter perfis diferentes, as motivações de cada um para adquirir o carro diferenciam muito. Dessa maneira, podemos presumir que enquanto um deseja mais espaço e conforto para seus filhos, o outro deseja potência e um carro que impressione a todos.

Ou seja, se você vendesse carros, sua empresa tomaria ações e direcionamentos distintos se quisesse atrair a atenção de cada um deles.

Isto posto, levar em consideração todos os fatores (sociais, econômicos, demográficos etc.) para escolher exatamente seu público é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Isso garante que suas ações estarão bem direcionadas para atingir quem realmente se busca e da melhor maneira possível.

Fazendo a escolha correta, você será capaz de traçar estratégias mais eficientes, cujos resultados terão grandes chances de impactar positivamente seu negócio.

Uma consequência disso é que você evitará investir recursos em ações mal direcionadas, direcionando melhor os gastos da empresa, evitando dessa maneira os prejuízos.

Possuindo uma boa definição do seu público-alvo, você vai poder melhorar diversos aspectos da sua comunicação, como:

  • A identidade e linguagem da sua empresa;
  • Qual tipo de conteúdo produzir;
  • Quais os canais e eventos participar;
  • Quando e como oferecer promoções;
  • Possíveis alterações e melhorias no produto.

Em caso de qualquer dúvida, entre em contato com um de nossos analistas e solicite um orçamento para a montagem de uma estratégia mais adequada e eficaz para a sua especialidade médica.

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