Agência MC Marketing Digital
Health marketing

Como Iniciar o Marketing Médico?

É necessário, primeiramente, compreender de forma específica as normas orientadoras do Conselho Federal de Medicina (CFM) referentes à divulgação do trabalho do médico. Com finalidade de assegurar a idoneidade e confiabilidade dos profissionais da saúde e a segurança dos pacientes, esses conselhos profissionais fixam normas para a disseminação dos serviços. É imprescindível entende-las e segui-las á risca, pois faz parte da construção de um trabalho sério e incontestável.

Em seguida é preciso saber distinguir o marketing convencional do marketing médico.

A principal diferença entre elas é que diferentemente do marketing convencional, no marketing médico ao invés de enxergarmos as pessoas como clientes, nós a enxergamos como pacientes, estas as quais têm problemas a serem solucionados da maneira mais eficaz, segura e humanitária possível.

As estratégias também se diferenciam. Diferentemente do marketing tradicional, que aborda o público-alvo de maneira intrometida (como ocorre com as propagandas padrão veiculadas na TV e rádio, por exemplo), o marketing médico é realizado com fito de oferecer informação para quem procura por elas, e se torna mais fácil e assertivo com as ferramentas da internet.

Ou seja, o que o marketing médico faz é unir os serviços de saúde às pessoas que necessitam deles através do uso de um conjunto de ferramentas (vamos falar sobre todas elas a seguir) que, manuseadas corretamente, são efetivas para alcançar os resultados esperados.

Vejamos agora 5 ferramentas indispensáveis para o marketing medico:

1. NÃO FAÇA UM TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DE FORMA AMADORA

Criar uma imagem de forma amadora pode desqualificar e muito um trabalho excepcional. Ou seja, cuide para que sua imagem seja tão profissional e de qualidade quanto o seu serviço, visto que as pessoas relacionam diretamente uma coisa à outra. Não basta ser excelente, é necessário aparentar também.

2. CUIDADO COM O QUE VOCÊ PUBLICA

Tudo o que for publicado atinge diretamente a sua imagem, o que pode ser muito positivo ou negativo. Não divulgue informações sem embasamento científico, evite autopromoção explícita, fotos de antes e depois e nem faça divulgações de preços ou promoções. Uma dica é publicar conteúdo informativo que o seu paciente gostaria de ler. Dicas de saúde, novidades da comunidade científica sobre algum tema específico, notícias sobre a instituição e atualização dos profissionais de saúde, são alguns exemplos.

3. OBSERVE O CÓDIGO DE ÉTICA

Quase todas as profissões da área da saúde tem um código de conduta de ações de publicidade. Procure se informar junto ao seu conselho e conheça as normas. 

4. FAÇA UTILIZAÇÃO DO INBOUND MARKETING

inbound marketing é uma metodologia de marketing que tem ganhado cada vez espaço no mundo inteiro. O objetivo desse método está na criação de conteúdo de maneira cada vez mais específica para cada pessoa. Ou seja, se alguém está procurando informações sobre a prevenção de gripes, os algorítimos dos sistemas de marketing digital deve conseguir interpretar e entregar conteúdo de qualidade e relevante sobre prevenção de gripes e outros assuntos relacionados ao tema pesquisado.

5. CONTRATE ESPECIALISTAS EM MARKETING MÉDICO E MARKETING DIGITAL

Não contrate qualquer agência publicitária para prestar um serviço de marketing médico na internet. Contrate quem já trabalha especificamente com marketing digital e médico a fim de que você possa ter um resultado mais assertivo das suas ações e consequentemente melhores resultados.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa agência e solicite uma consulta com um de nossos especialistas. Estamos à disposição para ajuda-lo e orienta-lo da melhor maneira possível.

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