É necessário, primeiramente, compreender de forma específica as normas orientadoras do Conselho Federal de Medicina (CFM) referentes à divulgação do trabalho do médico. Com finalidade de assegurar a idoneidade e confiabilidade dos profissionais da saúde e a segurança dos pacientes, esses conselhos profissionais fixam normas para a disseminação dos serviços. É imprescindível entende-las e segui-las á risca, pois faz parte da construção de um trabalho sério e incontestável.
Em seguida é preciso saber distinguir o marketing convencional do marketing médico.
A principal diferença entre elas é que diferentemente do marketing convencional, no marketing médico ao invés de enxergarmos as pessoas como clientes, nós a enxergamos como pacientes, estas as quais têm problemas a serem solucionados da maneira mais eficaz, segura e humanitária possível.
As estratégias também se diferenciam. Diferentemente do marketing tradicional, que aborda o público-alvo de maneira intrometida (como ocorre com as propagandas padrão veiculadas na TV e rádio, por exemplo), o marketing médico é realizado com fito de oferecer informação para quem procura por elas, e se torna mais fácil e assertivo com as ferramentas da internet.
Ou seja, o que o marketing médico faz é unir os serviços de saúde às pessoas que necessitam deles através do uso de um conjunto de ferramentas (vamos falar sobre todas elas a seguir) que, manuseadas corretamente, são efetivas para alcançar os resultados esperados.
Vejamos agora 5 ferramentas indispensáveis para o marketing medico:
Criar uma imagem de forma amadora pode desqualificar e muito um trabalho excepcional. Ou seja, cuide para que sua imagem seja tão profissional e de qualidade quanto o seu serviço, visto que as pessoas relacionam diretamente uma coisa à outra. Não basta ser excelente, é necessário aparentar também.
Tudo o que for publicado atinge diretamente a sua imagem, o que pode ser muito positivo ou negativo. Não divulgue informações sem embasamento científico, evite autopromoção explícita, fotos de antes e depois e nem faça divulgações de preços ou promoções. Uma dica é publicar conteúdo informativo que o seu paciente gostaria de ler. Dicas de saúde, novidades da comunidade científica sobre algum tema específico, notícias sobre a instituição e atualização dos profissionais de saúde, são alguns exemplos.
Quase todas as profissões da área da saúde tem um código de conduta de ações de publicidade. Procure se informar junto ao seu conselho e conheça as normas.
O inbound marketing é uma metodologia de marketing que tem ganhado cada vez espaço no mundo inteiro. O objetivo desse método está na criação de conteúdo de maneira cada vez mais específica para cada pessoa. Ou seja, se alguém está procurando informações sobre a prevenção de gripes, os algorítimos dos sistemas de marketing digital deve conseguir interpretar e entregar conteúdo de qualidade e relevante sobre prevenção de gripes e outros assuntos relacionados ao tema pesquisado.
Não contrate qualquer agência publicitária para prestar um serviço de marketing médico na internet. Contrate quem já trabalha especificamente com marketing digital e médico a fim de que você possa ter um resultado mais assertivo das suas ações e consequentemente melhores resultados.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa agência e solicite uma consulta com um de nossos especialistas. Estamos à disposição para ajuda-lo e orienta-lo da melhor maneira possível.
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